Fashion dolls! Barbies, Tylers & Tonner dolls, com pitadas de Momokos, Gene Marshall, Fashion Royalty & Integrity Toys e o que mais surgir de bom!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Silkstones Mad Men

Primeiras silkstones de personagens!

Betty Draper

Joan Holloway

Don Draper

Roger Sterling (meu favorito, ficou bonitão, né?)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Qual o país que mais aparece em World Culture?

Dentro da grande linha World Culture de Barbies Colecionáveis está a série Dolls of the World, muito popular com suas subséries Princesses of the World, Festivals of the World, Landmarks of the World, mas também outras coleções, como The Museum Collection, The Great Eras e outras mais. Fazendo o post anterior me bateu aquela vontade de inventariar o meu assuntinho favorito de collectibles, o World Culture. Mas atenção: eu sei que existem bonecas ligadas a determinados países em outras coleções, como as silkstones russas, essas coisas. Decidi fazer este inventário de países APENAS dentro do World Culture, ok? Se eu fosse fazer de todas as collectibles ia ficar meio impossível...

Então vamos lá!

1) EUA: 36 bonecas.
Essa eu já sabia, né? As coleções American Stories, Stars & Stripes, Native Spirit, todas são dedicadas unicamente ao país da Barbie. Além dessas coleções exclusivas, os Estados Unidos têm representantes de montão nas DOTW, e nas Princesas e até uma Landmark.

2) Irlanda: 12 bonecas.
Achei que seria a França, confesso, mas a série Legends of Ireland fez a diferença. São seis bonecas só ali, além de uma princesa, uma Festivals e três DOTW.

3) França: 11 bonecas.
Algo interessante: Paris é a única cidade que tem boneca DOTW, e são duas. A França está presente em quase todas as coleções World Culture - Great Eras, Landmarks, Princesses e Women of Royalty.

4) Inglaterra: 9 bonecas.
Landmark, Dotw, Great Eras, Princesses, Women of Royalty, tem de tudo. Juntei uma DOTW United Kingdom aqui na Inglaterra, mas vocês verão mais pra frente ainda a Escócia, completando a Grã-Bretanha.

5) Japão: 7 bonecas.
Que vem empatando com a...

6) China: 7 bonecas.

7) Espanha: 5 bonecas.

8) Itália: 5 bonecas.
Aqui há uma atribuição, coisa que tive de fazer algumas vezes. A Princess of Renaissance até poderia ser de outro país, mas como a Itália e até Florença são mencionadas na descrição da boneca, me decidi pela Itália.

9) Alemanha: 4 bonecas.

10) Holanda: 4 bonecas.
Aqui incluída a Barbie Van Gogh, como procedi com todas da The Museum Collection.

11) Rússia: 4 bonecas.

12) México: 4 bonecas.

13) Índia: 4 bonecas.

14) Escócia: 4 bonecas.

15) Austrália: 3 bonecas.

16) Brasil: 3 bonecas.
Entre elas, a Amazonia. Ela não é a única boneca dedicada a uma região, pois tem a Andalucia, da Espanha.

17) Peru: 3 bonecas.
A Princess of the Incas foi atribuída aqui.

18) Áustria: 3 bonecas.

19) Grécia: 3 bonecas.

20) Esquimós: 3 bonecas.
E aí? Eu deixei os esquimós separados, vocês acham que deveriam ser incluídos nos Estados Unidos? Duas são DOTW e uma é a Inuit Legend.

21) Coréia: 2 bonecas.

22) Suécia: 2 bonecas.

23) Egito: 2 bonecas.

24) Polônia: 1 boneca.

25) Porto Rico: 1 boneca.

26) Islândia: 1 boneca.

27) Polinésia: 1 boneca.

28) Ilhas do Pacífico: 1 boneca.
Pensei em juntar as Ilhas do Pacífico com a Polinésia...

29) Noruega: 1 boneca.

30) Tchecoslováquia: 1 boneca.
Não é legal? Esse país nem existe mais!

31) Jamaica: 1 boneca.

32) Canadá: 1 boneca.

33) Argentina: 1 boneca.

34) Chile: 1 boneca.

35) África do Sul: 1 boneca.

36) Portugal: 1 boneca.

37) Cambodja: 1 boneca.

38) Marrocos: 1 boneca.

39) Gana: 1 boneca.

40) Sumatra: 1 boneca.

41) Tailândia: 1 boneca.

42) Kênia: 1 boneca.

43) Malásia: 1 boneca.

44) Nigéria: 1 boneca.

Além desses países tem 1 DOTW "Oriental" e uma Festivals Kwanzaa, que é africana. Algumas bonecas são difíceis de determinar um só país, como a princesa Viking e a Medieval Lady ou a Gibson Girl e a Flapper.

Qual país não está na lista e que você acha essencial que a Barbie venha a representá-lo? Eu penso em vários, como Paraguai, Bolívia, Colômbia, Emirados Árabes, Angola, Congo, Moçambique, Argélia, Nova Zelândia, Bélgica. Pensem o quanto essa coleção poderia ser ainda mais rica e diversa! (Se eles não repetissem tanto os mesmos países, né?)

Novas Dolls of the World, com pets!

Vocês já sabem que eu adoro as Dolls of the World, né? Junto com as silkstones, essa é minha linha favorita de colecionáveis. Pois agora no fim de 2011 estão sendo lançadas algumas bonecas novas dessa coleção, e com direito a animaizinhos de estimação (que aliás eu também aprecio muito!).

Pra começar, China, que já foi representada na série.


Tirando o modelo do sapato, que de fato é novidade, achei desnecessário representarem a China mais uma vez, sendo que há vários países asiáticos muito menos retratados, como a Tailândia, o Cambodja, o Vietnã ou as Coreias, sem falar no Oriente Médio, ignorado. Não existe nenhuma Barbie árabe de país algum nessa série, nem mesmo turca, e somente uma egípcia.

A boneca se parece demais com a Chinese New Year (da subsérie DOTW Festivals of the World) e até com a japonesa de 2011. Trata-se aqui da quarta chinesa DOTW, incluindo as subséries Festivals já mencionada e Princesses. Além do que, como diz alguém que comentou no site oficial, o fato de ela vir em seguida ao casal do Japão (que é espetacular, diga-se de passagem) desvaloriza mais ainda o lançamento da boneca. De todo modo, enfim, é bonita, e vem com um pandinha fofo. :)

Falando em países repetidos na série DOTW...


Juro, agora eu contei: com esta aqui, já são CINCO Barbies irlandesas só na série DOTW, incluindo as subséries Princesses e Festivals, mas excluindo a série especial Legends of Ireland que também fica no grupo de interesse World Culture, onde estão as DOTW. Então vamos combinar que é um exagero? Boneca bonita, ninguém dirá que não, maaaaaas....

Enfim uma novidade de tudo!


Argentina! Una hermana! Até que enfiiiiim! Uma dançarina de tango sensual e bonitona, com rosto de Teresa e cabelos loiros. Achei isso uma sacada bem arrentina! Vocês não têm a impressão de já estarem a ouvir La Cumparsita ao fundo? Tã-tã-tã-tã-tã tã-tã-tã-tãããã!

Pra terminar, uma justa reparação. A nova Barbie Austrália se retrata da feiura lançada em 1993.

É verdade que houve uma outra australiana, a da Ópera de Sydney na subsérie Landmarks, e essa era linda.

Detalhe que valeu a pena: voltaram a colocar o passaporte junto com as bonecas DOTW! Acho que é uma atenção carinhosa ao colecionador dessa série, que invariavelmente é um amante do mundo, de viagens, uma pessoa que gosta de conhecer diversos países, por isso o passaporte é também um símbolo da magia dessa coleção. Eu, de minha parte, tenho meus passaportes guardados e "carimbados"!

passaporte da australiana

Este post me deu vontade de fazer um inventário das bonecas World Culture, ver quais são os países que mais apareceram. Meu palpite é que os Estados Unidos estejam na frente, como seria lógico já que a Barbie é americana, mas aposto que a França vem seguindo de perto.